sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Músicas que falam de Amores Platônicos

Lá estava eu e uma amiga querida num barzinho, batendo papo quando entramos num assunto meio filosófico sobre “amores platônicos”. Entre um chopp e outro, decidimos que deveríamos fazer uma dobradinha: falar de amores platônicos como tema de músicas e filmes para nossos blogs. Muito bem, comecei a pensar... e rapidamente vi que existem muitas opções de músicas que abordam o tema. Certamente um assunto frequente na vida de artistas, por ser tão inspirador, afinal, um amor que nunca acontece pode ser muito mais facilmente romantizado, idealizado... 

Acho que antes de nos apaixonar de verdade todos nós nos apaixonamos platonicamente em algum momento da vida... quando crianças temos paixonitezinhas inacessíveis por professores, na adolescência são por ídolos da música (e foi assim que comecei a gostar de Michael Jackson, admito, rs), ou pelos meninos mais velhos do colégio, e assim vai.
Amores inatingíveis com frequência geram as mais belas histórias, e mexem fortemente com nossas emoções...talvez todo ser humano precise sonhar um pouco com coisas que nunca serão para poder dar vazão ao imaginário, às belas ilusões que sabemos que não serão vividas. É um pouco como sonhar. Ou talvez precisemos sofrer com paixões platônicas para então saber dar valor ao que é real...   


Confira uma listinha com 5 músicas lindas que tratam de algumas das facetas do tema "amor platônico":



Amor sonhador e platônico - The Temptations: Just My Imagination (Running Away With Me).
A música é um dos grandes sucessos do grupo de Soul music The Temptations. Foi gravada pela Motown em 1971. A canção fala do amor por uma mulher que passa todos os dias pela frente da casa de um homem, e os sonhos que ele tem de ter uma vida a dois, casamento, filhos, uma casinha com essa mulher que na realidade nem sequer conhece ele... tadinho!


<!--[endif]-->


Casamento platônico: Ain´t no sunshine, Bill Withers
Lançada em 1971, é um Soul sofrido: na letra o cantor fala que "o sol não brilha quando ela vai embora", que ela "está sempre tão distante", que ela "está partindo"... e ele se pergunta se ela "se foi pra sempre". No final, menciona que “essa casa não é um lar”, dando a entender que trata-se de um casamento que praticamente não existe pela eterna ausência da mulher.
Confira a música na voz lindíssima de Michael Jackson, que gravou a música com os Jackson 5 em 1972!

 


Amor possessivo platônico: Every Breath you take, The Police 
Música de 1983, escrita por Sting e ganhadora de um grammy de melhor canção, a letra fala que a cada passo que a pessoa amada der (a cada suspiro, a cada movimento...etc), ela estará sendo observada pelo amante, e que ela pertence a ele. A letra dá a entender que já existiu uma relação entre o casal, mas que acabou, e que o amante não consegue aceitar e por isso continua perseguindo esse amor, seja fisicamente, seja apenas no campo das idéias. 



O Amor Platônico Correspondido: Hello – Lionel Ritchie
A música de 1984 fala de um amor que ainda não foi declarado,e portanto ainda platônico... O hit romântico de Lionel Ritchie que embalou festinhas americanas, começa falando “Eu tenho estado sozinho com você dentro da minha mente, e nos meus sonhos eu beijei seus lábios mil vezes” e depois sugere que a pessoa amada também está sonhando com ele, procurando por ele, num amor platônico correspondido...






O amor mais platônico de todos os tempos: Apenas mais uma de amor, Lulu Santos (1992)Acho que o Lulu conseguiu fazer a música com a letra mais puramente platônica dessa seleção...
“Eu gosto tanto de você que até prefiro esconder...”
“Eu acho tão bonito isso de ser abstrato baby...”
“é uma idéia que existe na cabeça e não tem a menor pretensão de acontecer”...
E aí você se pergunta, mas pra que serve esse tipo de amor, esse tipo de sentimento que nunca será vivido? Lulu Santos se preocupou em responder isso na própria música: “Pode até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então... a alegria que me dá, isso vai sem eu dizer.... se amanhã não for nada disso, caberá só a mim esquecer... o que eu ganho, o que eu perco? Ninguém precisa saber” Então tá né! 


Gostou do post e do assunto? Então saiba um pouquinho sobre belos filmes com amores platônicos no blog da minha amiga Haline: http://somdaletrah.wordpress.com/2013/09/05/ah-o-amor-platonico/

2 comentários:

  1. Show!!!!

    Escreva mais, Lu!

    Teu blog é um acontecimento!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, maninha!!!! Desculpe não ter dado nenhuma sugestão. Agora lembre de "timidez"do Biquini Cavadão, acho que se enquadra, pois o cara tem tanto medo de se declarar, que acaba guardando seu amor numa caixinha bem escondida... Adorei a "Hello", lembro bem do clipe. Continue sempre e sempre! Beijos da sua maninha Day.

    ResponderExcluir