Cidade singela, que com seu jeito tranquilo, belo e organizado, acabou por acolher tanta gentE, de tantos lugares... e foi assim, doando seus espaços e costumes, e por vezes até se perdendo, que foi crescendo, inovando e se tornando cada vez mais motivo de orgulho e admiração! Parabéns especial a todos os curitibanos (os nativos e os de coração) que fizeram um dia essa cidade ser almejada por tantas pessoas! Viva seus 319 aninhos!
E para homenagear a cidade, o escolhido é nosso querido Oil Man – quase uma lenda urbana! Figura conhecidíssima de nossa cidade, para quem não sabe, o Oil Man é um homem cinquentão que anda pela cidade todo besuntado de óleo, só de sunga e tênis, em sua bicicleta. É muito fácil vê-lo: basta passear um pouquinho pelo centro da cidade, ou ali pelo Bacacheri J ele está sempre passeando em sua bicicleta. Seu nome é Nelson Rabello. Quando criança, estudou no Colégio Leôncio Correia, onde sua primeira vocação apareceu: interpretar músicas de nosso Rei Elvis Presley, trajado a rigor, tocando violão e cantando.
Há quem diga que houve uma época em que ele estava incomodado com seu peso e começou a andar de bicicleta pela cidade (acho que não adiantou muito... rs), há quem diga que ele criou o Oil Man para lutar em prol da natureza, ou que foi por problemas de saúde mental (ele é diferente, mas não me parece louco...), ou ainda por desilusão amorosa. Ou quem sabe tudo isso aí junto J Seja lá como for, para nossa alegria nosso personagem curitibano surgiu, inspirado em Stallone e Schwarzenegger segundo o prórpio Nelson.
Curiosidade: um dia me deparei 4 vezes com o Oil Man em um único dia, em pontos bem distintos: na saída do então CEFET-PR, depois na Rua XV, depois na canaleta do Expresso perto do Cabral e por último na Praia de Leste... pode uma coisa dessas?
E de tanto falarem dele, e por ser uma figura tão misteriosa e autêntica, ele virou o herói de Curitiba J rs
E existe inclusive uma música para homenageá-lo (fiquei sabendo disso pela minha querida mãezinha - obrigada mãe!). Confira:
Oil Man
(Thadeu/Bira/Walmor/Claudia Becker/de Vulcanis)
Quem pedalou peladão
No invernão em Curitiba?
Foi o Oil Man
Quem destruiu os prediões
Com os aviões em Nova York?
Foi o Oil Man
O Herói de Curitiba
Descendo a serra do mar
De sunga num dia de chuva
Foi o Oil Man
O Herói de Curitiba
E para finalizar, quero postar agora um comentário que minha irmã fez, muito pertinente:
"Parabéns a todos os conterraneos que fazem de Curitiba essa cidade bela e pioneira. Aproveito a ocasião para invocar a todos os simpatizantes do nosso herói, o Oil Man, a fazer um movimento de defesa deste patrimônio cultura da nossa cidade. Estão perseguindo e ameaçando o nosso herói. Diz ele que não pode mais sair de sunga, que está saindo disfarçado e que pensa até em deixar Curitiba. Faz quinz...e anos que ele criou esse personagem e ultimamente vem sendo sistematicamente xingado e hostilizado por homofóbicos que o consideram homossexual. Viva o Oil Man, o Herói de Curitiba, que, independente de sua opção sexual, é realmente MUITO MACHO para sair pedalando trajado apenas com uma sunga nos dias mais gélidos do nosso inverno!"
ADOOOOOREI, MANINHA!!!
ResponderExcluirMuito legal! Como foi que encontrou essa pérola da cultura local? Vamos ter que dar um jeito de divulgar mais isso. Queria que o próprio Oil soubesse que somos fãs dele... Hehehehe... Essa música é muito bem feitinha. Temos que valorizar a cultura local, com seus músicos, heróis, poetas e loucos... Beijos!!!!
Que legal, essa musica saiu de maneira muito espontanea, tem menos autores do que registrou-se, na verdade minha letra e musica do Walmor Góes(bira e vulcanis nem estavam presentes e thadeu acho que mudou uma preposicao). A letra foi modificada... eu gostava da versao original, no inicio na parte dos predioes era o terror de curitiba, e no final descendo a serra o heroi. Obrigado por citar! Eu amo de paixao o oil man, e so o fato de ve-la/ouvi-la gravada pelos queridos maxixes me faz feliz! Única letra que fiz ate hoje, rs. Tocou um tempo na radio lumen e educativa.
ResponderExcluirQue legal Claudia, adorei saber disso! Obrigada e beijos
ResponderExcluir