quinta-feira, 29 de março de 2012

Parabéns Curitiba!!! (com oil man!)

Cidade singela, que com seu jeito tranquilo, belo e organizado, acabou por acolher tanta gentE, de tantos lugares... e foi assim, doando seus espaços e costumes, e por vezes até se perdendo, que foi crescendo, inovando e se tornando cada vez mais motivo de orgulho e admiração! Parabéns especial a todos os curitibanos (os nativos e os de coração) que fizeram um dia essa cidade ser almejada por tantas pessoas! Viva seus 319 aninhos!  
E para homenagear a cidade, o escolhido é nosso querido Oil Man – quase uma lenda urbana! Figura conhecidíssima de nossa cidade, para quem não sabe, o Oil Man é um homem cinquentão que anda pela cidade todo besuntado de óleo, só de sunga e tênis, em sua bicicleta. É muito fácil vê-lo: basta passear um pouquinho pelo centro da cidade, ou ali pelo Bacacheri J ele está sempre passeando em sua bicicleta.
Seu nome é Nelson Rabello. Quando criança, estudou no Colégio Leôncio Correia, onde sua primeira vocação apareceu: interpretar músicas de nosso Rei Elvis Presley, trajado a rigor, tocando violão e cantando.
Há quem diga que houve uma época em que ele estava incomodado com seu peso e começou a andar de bicicleta pela cidade (acho que não adiantou muito... rs), há quem diga que ele criou o Oil Man para lutar em prol da natureza, ou que foi por problemas de saúde mental (ele é diferente, mas não me parece louco...), ou ainda por desilusão amorosa. Ou quem sabe tudo isso aí junto
J
Seja lá como for, para nossa alegria nosso personagem curitibano surgiu, inspirado em Stallone e Schwarzenegger segundo o prórpio Nelson.
Curiosidade: um dia me deparei 4 vezes com o Oil Man em um único dia, em pontos bem distintos: na saída do então CEFET-PR, depois na Rua XV, depois na canaleta do Expresso perto do Cabral e por último na Praia de Leste... pode uma coisa dessas?
E de tanto falarem dele, e por ser uma figura tão misteriosa e autêntica, ele virou o herói de Curitiba
J
rs
E existe inclusive uma música para homenageá-lo (fiquei sabendo disso pela minha querida mãezinha - obrigada mãe!). Confira:


Oil Man
(Thadeu/Bira/Walmor/Claudia Becker/de Vulcanis)

Quem pedalou peladão
No invernão em Curitiba?
Foi o Oil Man

Quem destruiu os prediões
Com os aviões em Nova York?
Foi o Oil Man
O Herói de Curitiba

Descendo a serra do mar
De sunga num dia de chuva
Foi o Oil Man
O Herói de Curitiba



E para finalizar, quero postar agora um comentário que minha irmã fez, muito pertinente:
"Parabéns a todos os conterraneos que fazem de Curitiba essa cidade bela e pioneira. Aproveito a ocasião para invocar a todos os simpatizantes do nosso herói, o Oil Man, a fazer um movimento de defesa deste patrimônio cultura da nossa cidade. Estão perseguindo e ameaçando o nosso herói. Diz ele que não pode mais sair de sunga, que está saindo disfarçado e que pensa até em deixar Curitiba. Faz quinz...e anos que ele criou esse personagem e ultimamente vem sendo sistematicamente xingado e hostilizado por homofóbicos que o consideram homossexual. Viva o Oil Man, o Herói de Curitiba, que, independente de sua opção sexual, é realmente MUITO MACHO para sair pedalando trajado apenas com uma sunga nos dias mais gélidos do nosso inverno!"

3 comentários:

  1. ADOOOOOREI, MANINHA!!!

    Muito legal! Como foi que encontrou essa pérola da cultura local? Vamos ter que dar um jeito de divulgar mais isso. Queria que o próprio Oil soubesse que somos fãs dele... Hehehehe... Essa música é muito bem feitinha. Temos que valorizar a cultura local, com seus músicos, heróis, poetas e loucos... Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, essa musica saiu de maneira muito espontanea, tem menos autores do que registrou-se, na verdade minha letra e musica do Walmor Góes(bira e vulcanis nem estavam presentes e thadeu acho que mudou uma preposicao). A letra foi modificada... eu gostava da versao original, no inicio na parte dos predioes era o terror de curitiba, e no final descendo a serra o heroi. Obrigado por citar! Eu amo de paixao o oil man, e so o fato de ve-la/ouvi-la gravada pelos queridos maxixes me faz feliz! Única letra que fiz ate hoje, rs. Tocou um tempo na radio lumen e educativa.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Claudia, adorei saber disso! Obrigada e beijos

    ResponderExcluir