quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Afinal, quem era Billie Jean?

Ao ouvir a famosíssima e premiadíssima canção Billie Jean (do álbum mais vendido da história da música até hoje - Thriller), de Michael Jackson, você já deve ter se perguntado... mas afinal, quem é Billie Jean ? Bem, vou tentar reponder!


Primeiramente quero contextualizar: a letra da canção Billie Jean conta a história de um homem que é perseguido por uma mulher que diz que ele é o pai de seu filho. Ele diz que não é verdade, que o filho não é dele, mas ao mesmo tempo gera dúvida.
Bem, uma das teorias é a de que Billie Jean se refere a uma fã. Em 1981 Michael Jackson recebeu diversas cartas de uma fã (uma bela jovem negra) - contendo fotos dela e de um bebê. Na carta, ela dizia que Michael era o pai de seu filho, que ela o amava muito e que queria que criassem o filho juntos. Michael nunca havia sequer visto a mulher na vida. A mulher era insistente, enviava muitas cartas, e por fim começou a fazer ameaças. Um dia, ela enviou um pacote com uma foto dela e uma arma, dizendo que ela iria matar o bebê e depois se matar, e pedia para Michael fazer o mesmo. Dizia que se eles não podiam ficar juntos nessa vida, então que fosse na próxima. Michael ficou extremamente incomodado com a situação, e até pendurou o retrato da moça na parede, com a intenção de nunca esquecer seu rosto caso ela aparecesse ao vivo. Mas a moça acabou indo parar num hospital psiquiátrico.

Ok, esclarecemos aqui o significado da letra da música. Para escrever o hit “Billie Jean não é minha amante, ela é apenas uma garota que diz que eu sou o cara, mas a criança não é minha” Michael se inspirou na história dessa - e de várias outras garotas - que diziam que tinham um filho, sem nunca sequer terem tido contato com o ídolo em questão. Michael disse, em sua autobiografia: “Nunca houve uma verdadeira Billie Jean. A moça na canção é uma composição de pessoas que atormentaram os meus irmãos com o passar dos anos. Eu nunca poderia entender como essas meninas poderiam dizer que eles estavam carregando o filho de alguém, quando não era verdade.”
Mas, quem sabe? Talvez não para o Michael, mas na época de Jackson 5 os irmãos de Michael "aproveitavam" as fãs que estavam dando mole e as levavam para o hotel em que estavam hospedados. O próprio Michael dizia que era traumatizado com isso, pois ele era criança e ficava ouvindo os irmãos na cama ao lado (no mesmo quarto de hotel) tendo relações com as “Groupies” . Billie Jean representa todas as garotas que tentavam ter relações com um famoso e tentar ter um filho com ele.

Mas enfim, a questão é... porque usar o nome Billie Jean ? 

Seria em referência à Billie Jean King, norte-americana, que foi considerada uma das melhores tenistas e atletas femininas de todos os tempos ? Dizem que Michael era fã de tênis...
Ela era casada com um homem, mas sofreu muito tempo calada, escondendo sua homossexualidade por questões homofóbicas. Ela ficou conhecida também por sua luta contra o sexismo no esporte – inclusive venceu em 1973 um grande tenista (Bobby Riggs) numa Batalha dos Sexos. Foi considerada sex symbol. Em 2009 recebeu a Medalha da Liberdade do presidente Obama.
A escolha do nome Billie Jean poderia estar relacionada à tenista num sentido de "anonimato". A tenista teve que ficar anos escondendo sua orientação sexual, teve que ficar no anonimato, assim como diversas "Billie Jeans" - meninas anônimas. 

Ou seria em referência à Billie Jean Jones ?
Billie Jean Jones, nascida em 1933, era uma cantora country. Mas ficou mais famosa por ter sido esposa dos cantores country Hank Williams e Johnny Horton. Foi casada 4 vezes; foi apresentada ao seu segundo marido pelo namorado que tinha na época. Em certa ocasião, teve um caso com Johnny Cash. Parece que ela arrasava corações, e ficou mais conhecida por se empenhar em promover as carreiras de seus ex-maridos cantores. Sim, acho que essa poderia ser a Billlie Jean de Michael!

Ou teria a ver com A Lenda de Billie Jean?
Filme que passava na sessão da tarde (e eu achava super chato), a Lenda de Billie Jean é uma história sobre injustiça e corrupção, onde uma mulher acusada de um crime que não cometeu foge para não ser pega pela polícia. Com o passar do tempo, sua história se torna conhecida e os jovens de outra cidade começam a idolatrá-la. Eu, particularmente, acho que não há relação aqui com a Billie Jean de Michael.


Curiosidades sobre a música Billie Jean de Michael Jackson

- A letra da música Billie Jean é a continuação de outra música do álbum Thriller:
“Wanna Be Startin Somethin”. Inclusive ele menciona Billie Jean na letra dessa música: Billie jean is always talkin' \ When nobody else is talkin' \ Tellin' lies and rubbin' shoulders \ So they called her mouth a motor \ Someone's always tryin' to start my baby cryin'

- O vídeo clipe de "Billie Jean" levou a MTV (ainda pouco conhecida na época), a se tornar um dos canais mais famosos do mundo. Foi o primeiro videoclipe de um artista negro a ser exibido no canal, quebrando assim barreiras raciais. Confira o clipe!



- O famoso Moonwalk foi apresentado pela primeira vez por Michael Jackson ao som de Billie Jean, na comemoração da gravadora Motown. Confira! O primeiro moonwalk a gente nunca esquece, rs rs!


- Billie Jean foi usada em comerciais da Pepsi, e foi durante uma dessas filmagens que o couro cabeludo de Michael sofreu grave queimadura. Há quem diga que isso aliado ao Vitiligo de MJ mais o fato de que o pai de Michael o xingava de feio teriam sido o estopim para as cirurgias plásticas de MJ.




- A música “I can´t dance” do Genesis, cantada por Phill Collins, cita: Billy Jean's sitting on the beach\ Her dog's talking to me but she's out of reach\ She's got a body under that shirt \ But all she wants to do is rub my face in the dirt.
A qual Billie Jean será a referência?



Para finalizar, uma curiosidade pessoal: em homenagem ao meu amor por Michael Jackson, me inspirei na musica Billie Jean para dar o nome aos meus dois gatos fofíssimos e companheiros: o macho birmanês Billi e a fêmea persa Jean ;)
Aí vão fotinhos dos dois gatuchos!!!



4 comentários:

  1. Arrasou, maninha! Você poderia abrir uma votação para que cada fã escolhesse a sua versão para "por que Billie Jean. Eu gostei da explicação da tenista homossexual, acho que tem tudo a ver. Mas afinal, por que é que Michael nunca explicou isso para os fãs? Ele também deixou a dúvida de "Dirty Diana", que eu sempre achava que era Diana Ross, mas vc me disse que não tinha nada a ver. Que figurinha cheia de mistérios.... Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou maninha!!! Boa idéia a de abrir para votação!
      Acho que Michael nunca explicou para os fãs porque o mistério vende mais, rs rs ;) Quanto a Dirty Diana, o Michael disse que não tem nada a ver com a Diana Ross. Mas isso não quer dizer nada... de repente, inconscientemente (ou não) tem tudo a ver! Dirty Diana é uma Billie jean!

      Excluir
  2. Que pena que o rapaz foi tão menosprezado,humilhado devido ao seu grande talento como tudo que e bom se acaba fica registrado a minha saudade não e a toa que o aln troller até hoje e mais vendido de todos os tempos desde os tempos do Jackson doce que eu acompanho a carreira dele fantástica o que serve de consolo para nós brasileiros e o vídeo clipe que ele fez com o grupo Olodum descanse em paz Michael longe do seu par que o atormentava

    ResponderExcluir
  3. Que pena um grande talento nós perdemos fazendo sucesso desde os Jackson five depois de adulto se tornou maior cantor e dançarino pop tendo a bagatela de compor o álbum trailer o mais vendido de todos os tempos não e pra qualquerumapesar do seu pae o atormentar tanto descanse em paz Michael você ficará na história como o maiorcantor, compositor e dançarino pop que já tivemos

    ResponderExcluir