quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jeannie é um Gênio - tema de Hugo Montenegro

“I dream of Jeannie” ou “Jeannie é um gênio” foi uma série de sucesso, criada por Sidney Sheldon para rivalizar com a famosa “A Feiticeira”, da emissora ABC. Lançada em 1965, “Jeannie é um gênio” teve 139 episódios. A série terminou em 1970, mas continuou passando por anos e anos, em diversos países. Por isso as pessoinhas nascidas em 80, como eu, puderam ter a alegria de assistir Jeannie :)
No início, os 30 primeiros episódios foram filmados em preto e branco, e só se tornaram coloridos recentemente, com o lançamento em DVD. Os 109 episódios seguintes já foram feitos em cor.


Para quem não sabe, o seriado se trata de uma história de fantasia, onde o astronauta da Nasa “Tony Nelson” (interpretado por Larry Hagman, o ator que não aceitou o convite para ser “David Banner” da série “Incrível Hulk” para trabalhar na infindável série “Dallas”) encontra por acaso uma garrafa, depois de ter caído numa ilha deserta (em uma missão da Nasa). Dentro da garrafa está o melhor e o pior da sua vida: Jeannie, um gênio (interpretada por Barbara Eden). Tony passa os episódios tentando esconder e impedir que Jeannie use seus poderes para resolver problemas, mas ela, em sua relação platônica com Tony Nelson, sempre tenta ajudar seu amo, acaba por colocá-lo em situações constrangedoras, mas no fim tudo sempre fica bem. Apenas seu melhor amigo, o atrapalhado Roger Healy ( o mais legal da série em minha opinião) sabe da existência de Jeannie.

O que eu mais amava nessa série era a garrafa. Me lembro de ter imaginado várias vezes como seria bom ficar pequenininha e morar dentro daquela garrafa cheia de almofadas, paredes fofas, tudo tão colorido. Parecia tão aconchegante!!! Isso deve ter inclusive contribuído para meu gosto pela decoração da minha casinha, rs.
Falando ainda na garrafa, conta-se que a mesma não foi criada exclusivamente para a série. Ela seria inspirada no modelo de uma garrafa (versão comemorativa) de whisky da marca Beam´s Choice (1964) produzida pela fabricante Wheaton.    


Bem, agora vamos à música: o famoso tema “Jeannie” apareceu na abertura da série partir da segunda temporada. Foi composto por Hugo Montenegro, maestro e compositor norte americano nascido em 1925. Boa parte de sua obra é dedicada ao universo das trilhas sonoras (de filmes e séries), mas fez sucesso também com versões de músicas tais como as de Enio Morricone, da “Trilogia dos Dólares” (que minha mãezinha querida adora) – composta pelos westerns: "Por um punhado de Dólares", "Por uns dólares a mais" e o "O bom, o mau e o feio"). Hugo também compôs para o Western musical de Elvis Presley: “Charro”.

A música “Jeannie” tem uma letra (escrita por Buddy Kaye), mas essa versão nunca foi usada na série. Confira agora a abertura de Jeannie e a música com sua letra (eu gostei!).




Só por curiosidade, olhem como está o casal hoje em dia (envelheceram bem né? Acho que se mantiveram charmosos, ao contrário das "botocudas" - aquele pessoal que exagera no Botox e acha que está abafando com a cara toda deformada...hehehe)


5 comentários:

  1. Que delícia, maninha!!!!

    Adorei esse post, voltei mais de 30 anos atrás, que saudade da nossa infância querida,vendo esses seriadinhos engraçados e sem maldade, saboreando uma boa canequinha de Neston chocolate... Agora deu até água na boca! Que legal a versão cantada! Eu também sempre amei a garrafa!!! E a irmã dela, era interpretada pela mesma atriz? Realmente os dois atores continuam belos. Beijos, maninha!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o seu post. Sou fã dessa serie e estou colecionando-a. Se não for pedir demais tem como colocar a letra e a tadução do tema de JEANNIE no post???
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post. Muito bom. Claro que voltei ao passado e fui correndo assistir um episódio, rsrsrs

    ResponderExcluir