The Police foi uma banda de rock que fez sucesso nos anos 80 (com influências de reggae, punk e jazz) formada em 1977 por Gordon Matthew Thomas Summer (ou simplesmente Sting), Andy Summers e Stewart Copeland. A banda teve grandes sucessos como: Every Breath you Take, Roxanne, Message in a Bottle, Every Littke Thing She Does is Magic. Em 1981 Sting começou a dar seus primeiros passos solos, mas continuou levando a banda The Police até 1985. No Brasil, ele ficou especialmente famoso em 1987, quando em viagem pela Amazônia conheceu o cacique Raoni e passou a defender causas ecológicas. Don´t stand so close to me foi regravada em 1986, de maneira bem mais dramática, séria. Na minha opinião essa versão transmite bem mais o sentimento de “obsessão” e do “proibido” da atração de uma adolescente por um professor e/ou vice versa, tema da letra da canção.
A letra foi escrita por Sting, que anteriormente já havia trabalhado como professor de inglês... mas ele nega que a letra seja uma autobiografia.
Ainda falando da letra dessa música, sempre fiquei encucada com a frase “just like the old man in that famous book by Nabokov”, e finalmente surgiu a oportunidade de saber do que se trata: (para quem não sabe) Vladimir Nabokov é o autor russo da famosa história “Lolita” (1955), de um professor que se apaixona por sua enteada de 12 anos e vive uma história de romance, drama e mistério (a rede Globo se baseou nessa história para fazer aquela minissérie “Presença de Anita”, lembram?). A música já fez parte da trilha sonora de “Todo mundo odeia o Cris” e apareceu num arranjo bizarro do seriado “Glee”, entre outros. Veja o clipe original e a versão 86:
Nenhum comentário:
Postar um comentário