quinta-feira, 28 de julho de 2011

The Police – Don´t stand so close to me

"Don't stand so close to me (1980), foi um grande hit da banda inglesa The Police (acabo de me dar conta de que até agora os ingleses estão ganhando em peso aqui nesse blog!).
The Police foi uma banda de rock que fez sucesso nos anos 80 (com influências de reggae, punk e jazz) formada em 1977 por Gordon Matthew Thomas Summer (ou simplesmente Sting), Andy Summers e Stewart Copeland. A banda teve grandes sucessos como: Every Breath you Take, Roxanne, Message in a Bottle, Every Littke Thing She Does is Magic. Em 1981 Sting começou a dar seus primeiros passos solos, mas continuou levando a banda The Police até 1985. No Brasil, ele ficou especialmente famoso em 1987, quando em viagem pela Amazônia conheceu o cacique Raoni e passou a defender causas ecológicas. Don´t stand so close to me foi regravada em 1986, de maneira bem mais dramática, séria. Na minha opinião essa versão transmite bem mais o sentimento de “obsessão” e do “proibido” da atração de uma adolescente por um professor e/ou vice versa, tema da letra da canção.
A letra foi escrita por Sting, que anteriormente já havia trabalhado como professor de inglês... mas ele nega que a letra seja uma autobiografia.
Ainda falando da letra dessa música, sempre fiquei encucada com a frase “just like the old man in that famous book by Nabokov”, e finalmente surgiu a oportunidade de saber do que se trata: (para quem não sabe) Vladimir Nabokov é o autor russo da famosa história “Lolita” (1955), de um professor que se apaixona por sua enteada de 12 anos e vive uma história de romance, drama e mistério (a rede Globo se baseou nessa história para fazer aquela minissérie “Presença de Anita”, lembram?).
A música já fez parte da trilha sonora de “Todo mundo odeia o Cris” e apareceu num arranjo bizarro do seriado “Glee”, entre outros. Veja o clipe original e a versão 86:





Nenhum comentário:

Postar um comentário