Acreditava-se que os espíritos voltavam para nos visitar (era algo bom, não havia medo nisso). Para ajudar na festa, essa época do ano era quando começavam festejos de época de colheitas de alguns tipos de alimentos. Ao longo do tempo, depois de algumas misturas culturais, o cristinianismo trocou a data de comemoração do seu dia de Todos os Santos (All Hallow’s Eve) para coincidir com essa época do ano e assim ser comemorado no mundo todo (assim como fez com a data do nascimento de Jesus, que não é 25 de dezembro de fato). Bem, o fato é que, sendo celta ou cristão, Haloween é história, é para lembrar dos que já se foram e homenageá-los, e por isso acho bacana comemorar.
Mas enfim, agora vou passar para a parte "engraçada" da festa dos dias atuais, que é justamente o lado "tenebroso" da coisa, mas sempre com bom humor. E quem melhor do que o REI para ajudar a comemorar essa data?!? rs
Ghosts é um curta metragem de Michael Jackson de 1997, co-produzido por um dos grandes mestres do horror: Stephen King e dirigido por Stan Wiston (especialista em efeitos especiais). Michael só trabalhava com o que havia de melhor, e mais uma vez, conseguiu criar um vídeo que surpreendeu muito. O curta passou em cinemas nos EUA e Europa. Já no Brasil, na época só foi possível assistir através do Fantástico mesmo...). No filme, Michael interpreta 3 personagens: o Maestro, um Monstro e o Prefeito da cidadezinha. É especialmente divertido ver o prefeito – a maquiagem ficou tão perfeita que não parece o Michael meeeesmo!
De maneira divertida, a história fala de medo e preconceito: Michael Jackson interpreta um Maestro com poderes sobrenaturais que vive no castelo “Someplace Else” que parece ser mal assombrado, um pouco distante da pequena cidade de “Normal Valley”. Pela maneira “estranha de viver” do Maestro, o arrogante prefeito da cidade decide ir até o castelo, junto com toda a população, para expulsar o maestro da cidade "normal". (Semelhanças com a realidade não são mera coincidência... Michael expressava constantemente em sua obra os momentos pelos quais estava passando na vida, seu medo e sua revolta com as criticas que a mídia adorava fazer a respeito de sua maneira de viver).
O Maestro brinca com a população, dança com sua família de mortos vivo, fazendo com que a população morra de pavor, depois faz o prefeito dançar, e acaba dando uma lição em todos. E é claro que as crianças, ainda puras e com menos desconfianças, são as primeiras a entender e se divertir com as danças dele.
Conta-se que a intenção de Michael era produzir um novo “Thriller”; sabia-se que não atingiria mais o mesmo nível de sucesso já que os tempos eram outros, mas ele foi muito bem sucedido. E na minha opinião, Ghosts supera Thriller, pois a história e maturidade na dança apresentada em Ghosts é incrível (sem falar da produção, é de deixar de queixo caído)!
As músicas apresentadas no filme são: Is It Scary e Ghosts (do álbum Blood on The Dancefloor - 1997) e 2Bad (do álbum HIStory - 1995). Ghosts consta no Guiness Records como sendo o vídeo de música mais longo da história (bateu o prórpio Thriller). E agora a melhor parte do filme, a performance na música "Ghosts": ma-ra-vi-lho-so!
E hoje à noite certamente me divertirei muito com meu wii, jogando The Experience - Michael Jackson, tentando conseguir a quinta estrelinha dançando a música Ghosts (4 eu já tenho - uhuuuu!). Veja que bacana o que eu fico tentando fazer em momentos de lazer, rs rs: