segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Wild Word – Cat Stevens


A música de hoje é “Wild World”, originalmente gravada (e composta) por Cat Stevens, um músico inglês nascido em 1948. Cat Stevens é conhecido não apenas por ser músico, mas também pelo seu trabalho como filantropo e educador. Começou a fazer sucesso no final dos anos 60/início dos anos 70 e teve muitas de suas músicas premiadas e regravadas por diversos artistas. Em 1978 ele se converteu ao Islã e passou a ajudar a comunidade muçulmana, passando inclusive a se chamar "Yusuf Islam". Fundou escolas, e passou a fazer músicas com temas sobre a paz e religião (mas não com intuito comercial). Ao se esforçar para ajudar a promover a paz mundial, ele acabou ganhando vários prêmios pelo seu trabalho. Quanto ao cenário musical (comercial), apenas em 2006 Yusuf voltou a produzir canções mais "pop" e lançou um novo álbum.
Entre seus maiores sucessos estão as músicas Moonshadow, Father and Son, Morning Has Broken, Oh Very Young, e a música da qual quero falar: Wild World.


Canção escrita por Yusuf em 1970, lançada no álbum Tea for the Tillerman (considerado pela crítica o melhor trabalho do artista), a letra de Wild World foi baseada no relacionamento de Yusuf com uma garota chamada Patti D´Arbanville, quando a relação já estava no fim. A música fala de partidas, de fim, e da tristeza dessa situação. Diversas versões foram feitas dessa canção. Devo admitir que, mesmo não gostando muito de versões, esse é um dos raros casos onde prefiro as versões ao original (desculpem-me os adoradores de Cat Stevens, acho as músicas dele bacanas e percebo seu valor, mas a voz dele não me agrada muito...).

As versões mais famosas são a de Maxi Priest (cantor de reggae – muito bom - do qual falarei no futuro!) e minha versão preferida, a da banda de rock Mr. Big (banda norte americana que tinha aquela musiquinha fofa meio gospel chamada “To Be With You”, lembram? – falarei dela em breve!). Segue a música em sua versão original, com Cat Stevens, e na sequência a versão de Maxi Priest e de Mr. Big. Confira e opine - qual sua versão preferida?



2 comentários:

  1. Olá Lucrécia!
    Fui pesquisar sobre o maravilhoso Cat Stevens e encontrei seus apontamentos a respeito de sua vida, aliás muito elucidativo. Agradeço a você e respondo o seu questionamento: gosto muito das 3 versões, mas ainda fico com o autor, pois a emoção, para mim, é mais significativa. Beijos.
    Sueli.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Débora e a versão da banda Mr. Big é a melhor e a minha favorita❣️

    ResponderExcluir