sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Billy Joel - Uptown Girl, She´s Got a Way

Depois de uns probleminhas de conexão resolvidos, aqui estou eu de volta a minha rotina blogueira! Vamos lá:
Filho de um pai alemão pianista clássico e de uma mãe inglesa, ambos imigrantes, Billy Joel (William Joseph Martin Joel) nasceu em 1949, nos Estados Unidos. Billy é cantor, compositor e pianista. Ao longo de sua carreira já teve 40 hits no topo das paradas (EUA) e ganhou 6 Grammys. Por insistência dos pais, começou a aprender piano desde muito cedo. Logo descobriu seu dom, e aos 14 anos já tocava numa banda cover de rock (chamada Echoes, e que depois passou a se chamar The Lost Souls) que se apresentava nas noites de New York; em seguida começou a tocar em piano-bares, e em 1967 passou a tocar na banda The Hassles. Dois anos depois formou um duo com Jon Small, baterista da banda anterior, mas a parceria logo acabou porque Billy teria tido um caso com a mulher de Jon... Nessa época Billy também tocava piano para gravações de músicas de outros artistas. Não chegou a fazer faculdade, dizia que já que iria seguir a carreira de músico,ao invés de ir para a Columbia University preferia ir para a Columbia Records J
Finalmente veio seu primeiro álbum solo, em 1971, com músicas como She´s Got a Way (tão lindinha!) e Everybody Loves You Now. No ano seguinte passou começou a usar o nome Bill Martin, e continuava tocando em um piano bar – inspiração para a famosa canção “Piano Man”, um de seus grandes sucessos.

Em 1972 gravou seu primeiro disco pela Columbia Records, e a partir daí sua carreira deslanchou: vieram sucessos como New York State Of Mind, Just The Way You Are composta por Billy para sua esposa Elizabeth, essa música foi premiada e regravada diversas vezes), Moving Out, Only The Good Die Young, She´s Always a Woman (fofa!), My Life (super bacaninha), Honesty (que tem uma letra extremamente  pessimista – e deve ter sido mais ou menos nessa época que Billy começou a ter pensamentos suicidas L mas felizmente a fase passou), You May Be Right, Don´t Ask Me Why, Sometimes a Fantasy, It´s Still Rock and Roll to Me, She´s Got a Way (gosto muito!), Uptown Girl, Allentown, Pressure, Goodnight Saigon, Tell Her About It, The Longest Time (gosto!), Easy Money, An Innocent Man, Leave a Tender Moment Alone (uma graça!), And So It Goes, Tomorrow Is Today, You´re The Only Woman (gosto!), The Night Is Still Young, A Matter of Trust, Modern Woman,. This is The Time, Big Man on Mulberry Street, We didn´t Start The Fire, All About Soul
… e tantas outras! 

Para quem acha que não conhece muito a obra de Billy Joel, ficará impressionado se ouvir todas as músicas acima... vai ver que no fim conhece sim muuiiitas delas. Acho Billy foi mudando de tons de voz ao longo de sua carreira, às vezes a gente não pensa que é a mesma pessoa que canta tais musicas (assim como Elton John, com quem inclusive Billy fez várias parcerias, incluindo uma turnê dupla em 1994).
Não acho que Billy tenha uma voz tão marcante, mas suas músicas são bem “easy-going”, e o conjunto da obra é legal. Por isso achei que ele merecia um post, rs! 
Puxa... ainda não mencionei o Rei de todos os Reis nesse post ...isso não pode ficar assim! Pois bem: Billy Joel participou, em 1985, da gravação da música “We are The World” junto com Michael Jackson! E seu álbum “An Innocent Man” perdeu a corrida de melhor álbum do ano para nada menos do que o álbum mais vendido da história – Thriller. Pronto, falei. (hahaha)
Seguem minhas favoritas de Billy:Primeiro a bela "She´s Got a Way". E em seguida, para comemorar o início do final de semana: “Uptown Girl” (que foi supostamente escrita para a modelo Christie Brinkley com quem Billy teve um affair, mas há rumores que também poderia ter sido para Whitney Houston que na época, além de cantora, também era modelo).Acho o clipe engraçado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário