quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Stevie Wonder - Isn´t She Lovely, All In Love Is Fair e Just Good Friends (com Michael Jackson!)

Quem vem brilhar hoje, véspera do equinócio de primavera, é o maravilhoso Stevie Wonder! Cantor, compositor, multiinstrumentista, ativista, Stevie é um artista que vem impactando o mundo da música desde os 11 anos de idade, quando teve seu primeiro contrato com a Motown Records (gravadora dos Jackson 5!) e é referência para muitos artistas desde então. Sua contribuição musical principalmente para o Jazz, Soul, R&B, mas também para o Pop e o Rock é indiscutível (ele ganhou 22 Grammys!). Stevie é famoso por passar rapidamente por uma diversa gama de notas, com mudanças imprevisíveis e ainda assim tão harmoniosas. Além disso, ele é um dos grandes responsáveis por dar mais destaque ao som de sintetizadores, criando sons nunca ouvidos antes.  
Stevie Wonder (Stevland Hardaway Morris) nasceu em 1950 (EUA). Ficou cego pouco tempo após o nascimento. Desde pequeno aprendeu a tocar diversos instrumentos tais como piano, e se apresentava em igrejas. Em 1961 Stevie foi apresentado ao dono da Motown – Berry Gordy – por Ronnie e Gerald White, e logo foram lançados dois álbuns (1962) com “Little Stevie Wonder”, pela Motown. Conta-se que o nome “Wonder” surgiu porque o pessoal da gravadora dizia que Stevie era a oitava maravilha do mundo quando tocava. O nome Little foi abandonado no final dos anos 60, ficando apenas Stevie Wonder 

Stevie tem uma lista gigantesca de grandes sucessos, sendo alguns deles: Superstition (muito boa!), Sir Duke, Master Blaster, Isn´t She Lovely, Lately, I Just Called To Say I Love You, Ebony e Ivory, Living For The City, All In Love Is Fair, Superwoman, Happy Birthday, He´s Misstra Know It All, You Are The Sunshine Of My Life, Part Time Lover, My Cherie Amour, Yester-me Yester-you Yesterday, For Your Love, Uptight, I Was Made To Love Her, For Once In My Life, Redemption Song, Kiss Lonely Good-Bye, Signed Sealed Delivered I´m Yours…   
Gosto de muuuitas músicas de Stevie, mas já que preciso escolher, hoje vou falar de 3 delas: Isn´t She Lovely, All In Love is Fair e Just Good Friends. As outras favoritas ficarão para outras oportunidades no blog, quando poderei inclusive falar mais da vida e da obra de Stevie (há ainda muuuiiito a dizer sobre muiiiitas músicas e sua carreira!).
Isn´t She Lovely (1976) é uma música fofa que Stevie, pai de 7 filhos, fez inspirado em sua filha Aisha Morris, que eventualmente o acompanha em turnês e com quem Stevie já chegou a gravar. A música foi lançada no álbum Songs In The Key Of Life:

All In Love is Fair é uma música triste, mas muito linda, lançada em 1973 no álbum Innervisions. Confira:

Depois dessa música linda, porém extremamente depressiva, vou fechar o post de hoje com uma canção bem animada! Para quem acha que a parceria de Stevie Wonder com Michael Jackson só aconteceu em 1985, quando Stevie foi um dos 45 cantores que gravaram a música We Are The World para o movimento USA for Africa, nananinanão! Em 1987 Michael e Stevie gravaram a música Just Good Friends para o álbum Bad de Michael Jackson (Who´s Bad??! Mike´s bad, I´m bad, who are you? Hehehe – só fã entende). Ainda em 1987 Michael cantou com Stevie a música Get It que entrou no álbum Characters de Stevie Wonder. Devo confessar que foi por causa dessa música que comecei a prestar atenção no Stevie, quando tinha uns 15 anos :) Confira Just Good Friends:


Stevie vai se apresentar no Brasil agora, no Rock in Rio (no dia extra - que me parece o que tem a melhor programação). Pensei seriamente em ir para vê-lo, mas como a bufunfa anda curta e a preguiça de ficar de pé pulando e sendo amassada por todos os lados anda grande, acabei desistindo... Ah se fosse num teatro, rs! J
(O único sacrifício que eu faria de ir em megashows seria para ver o Michael em Londres, e lá sim, com muito prazer, ia ficar socada em meio a multidão, grudada lá na frente para ver se pingava uma gotinha de suor dele, rs rs). 

2 comentários:

  1. O "Innervisons" é o Dark Side of the Moon da música negra americana. E o "Thriller" é o Sgt. Peppers... Pelo menos na minha cabeça! hehe

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito do Steve, inclusive sempre peço uma coletânea, todo o Natal.... Beijos, maninha!!!

    ResponderExcluir