Amanhã (terça, dia 09) é aniversário da minha amada mãezinha. Então nada mais justo do que fazer não apenas um dia, mas uma semana inteira de homenagem para ela que é uma mulher tão adorável, justa, sábia e admirável - um ser humano especial que contribui muito para um mundo melhor, com certeza! Vai ser difícil escolher apenas 5 artistas para a semana já que minha mãe tem um gosto musical gigantesco, mas vamos lá: o primeiro post da semana tem que ser dos Bee Gees, já que a mãe é bem fãzoca deles (e eu também!)
Bee Gees é grupo musical de extremo sucesso, com mais de 50 anos de carreira. Britânicos criados na Austrália, o grupo era formado por 3 irmãos: Barry Gibb, Robin e Maurice Gibb (gêmeos). Tinham ainda um outro irmão, Andy Gibb, que apesar de ter sido convidado para participar da banda, preferiu seguir carreira solo (faleceu aos 30 anos de idade, em 1988). Os irmãos Gibb começaram a cantar ainda crianças, em 1957 (quando fizeram seu primeiro show por acaso, pois iriam apenas fazer playback, mas como o disco quebrou, tiveram que usar apenas suas vozes - há males que vem para o bem!). Começaram a fazer maior sucesso em 1966, com o álbum Spicks and Specks. O grupo possui vozes únicas, com vibratos inconfundíveis, e passam por diversos estilos musicais: Rock, (Pop Rock, Soft Rock) R&B, Soul, Disco, Pop, Romântico.
A partir de 1980 os irmãos pararam um pouco e começaram a investir em suas carreiras solo. Robin compôs músicas como Juliet e Like a Fool, e Barry compôs para diversos cantores que tiveram o privilégio de tê-lo em seus backing vocals: Barbra Streisand, Dionne Warwick, Diana Ross, Keny Rogers. Além disso Barry fez algumas músicas com ninguém menos que Michael Jackson, mas nunca foram lançadas (Barry Gibb apenas revelou uma delas recentemente, em maio de 2011). Aliás, Michael era bastante próximo dos irmãos Gibb, admirava muito sua obra e era padrinho do filho de Barry.
O sucesso mundial dos Bee Gees começou em 1967/68, com músicas como I started a Joke, Words, Massachusets, To Love Somebody. Mas foi em 1977 que o sucesso absoluto veio, quando os Bee Gees lançaram o álbum “Saturday Night Fever”, que está entre os 10 álbuns mais vendidos da história musical (aquela listinha que é liderada por Michael Jackson há 28 anos!) :) É a trilha sonora do filme “Os embalos de Sábado à noite”, com John Travolta estourando com a Disco Dance e as músicas Stayin’ Alive, How Deep is your Love (a música mais romântica de todos os tempos), Night Fever e More than a Woman. Nesse ano ainda os Gibb escreveram os sucessos If I can´t Have you e Emotion.
E como se não bastasse, no ano seguinte (1978) Barry Bibb compôs a música Grease para o filme Grease - nos tempos da brilhantina!
Entre mil outras, em 1989 os Bee Gees lançaram um grande sucesso: a música "Wish you were here", em homenagem ao irmão Andy que havia morrido recentemente. (eu amoooo essa - lembro que chegava louca da escola, ao meio dia, e ia correndo ligar o rádio porque sempre tocava Wish you were here nas paradas - Rádio Transamérica - eu me emocionava tanto que até chorava! :)
Em 2003 o irmão Maurice Gibb faleceu, e então a banda parou: Robin e Barry seguiram suas carreiras solo. Mas em 2009, ao comemorar 50 anos de carreira, Robin Gibb afirmou, em entrevista a BBC, que ele e seu irmão Barry estariam prontos para voltar – e nós estamos aguardando! (aliás, eu e minha mãe ficamos muito frustradas no final de 2010, quando a turnê “Bee Gees Greatest Hits Tour by Robin Gibb” passaria por Curitiba, mas acabou sendo cancelada por problemas de saúde de Robin).
Bem, há ainda muuuuiiiito o que dizer sobre toda a vastíssima obra dos Bee Gees, e muuiiiitas curiosidades. Mas vou deixar para posts futuros! Atualmente sabe-se que Robin Gibb continua sua turnê, Barry Gibb trabalha num novo disco solo, e o mundo aguarda ansioso a volta dos poderosos irmãos Gibb!
Na sequência, três das muuuiiiitas favoritas (para você mãezinha!):
Não lembro se comecei a gostar do Bee Gees por causa do Embalos de sabado a noite ou vice versa, mas estava esperando esse post. E sempre fico na expectativa do proximo. Estela
ResponderExcluir