quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Simple Minds - Mandela Day

A música de hoje é de uma banda da qual nem gosto muito, mas que fez uma música que considero muuuiiito boa, apesar de ser levemente depressiva. Mandela Day, além de ter um teor ativista, me remete ao período que morei na França, especificamente no início (momentos solitários antes de fazer amizade com a francesada e outros estrangeiros - depois foi só festa, rs). Acho que é porque essa música toca muito nas rádios pop/rock de lá. Mas muito mesmo - parece até que é lançamento... Aliás, reparei, ao longo dos 3 anos que morei no país do baguetão debaixo do braço, que dos 60% de música estrangeira que tocam nas rádios francesas (lá existe uma lei que diz que 40% das músicas tocadas em rádios devem ser em francês), uns 40% são de bandas inglesas, irlandesas e afins. Norte americanos tem bem menos vez nas rádios de lá – com exceção de Michael Jackson, que toca muuuuuuuuuiiiiiiiiiito mais nas rádios de lá do que aqui no Brasil...
Simple Minds é uma banda de rock escocesa, famosa entre décadas de 80 e 90 que fez sucesso com músicas como “Don´t you forget about me”. Ao longo de sua carreira tiveram diversos envolvimentos com causas políticas e sociais, e foram inclusive influenciados por Peter Gabriel, que também é ativista político. Mas a causa de maior destaque veio em 1988, quando a banda se destacou com a música que compôs especialmente para o Concerto realizado na Inglaterra (logo na Inglaterra... piada, não?) em Homenagem à Libertação de Nelson Mandela, com a canção Mandela Day.

Todo mundo já deve estar cansado de saber, mas não custa lembrar rapidamente das mazelas do mundo: Nelson Mandela foi, entre outros, o maior ativista contra o apartheid (regime de 1948 a 1994 de segregação racial) na África do Sul, ex-presidente da África do Sul e ganhador de um prêmio Nobel da Paz (e amigão do Rei MJ - gente de bom coração!!!). Para quem tiver curiosidade, o filme “Invictus” (com Morgan Freeman – ele que é o irmão gêmeo perdido de Nelson Mandela, rs rs, Matt Damon e dirigido por Clint Eastwood), é um jeito agradável e até suave eu diria de aprender sobre Nelson Mandela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário